Translate

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Anorexia: a realidade para lá do espelho



Infelizmente, já assisti e vivi esta dura realidade. Doeu mais ver a minha “mana” mais nova a enfrentar esta doença. Foi um choque para mim quando soube pelo que estava a passar. Como a entendia tão bem…

Acreditem que, nestas alturas, o espelho é o nosso pior inimigo. Mostra-nos uma realidade deturpada. Pensamos que estão todos “cegos” e “loucos” e que só nós é que estamos bem. Mas não, nós é que estamos mergulhados nesta maldita doença e não conseguimos ver a realidade.

Quando a vi pela primeira vez, depois de meses internada, abracei-me a ela a chorar. Não queria acreditar como a minha maria-rapaz estava a passar pelo que eu passei. Aquele sentimento de impotência por não ter conseguido protegê-la assombrou-se sobre mim. Eu sei que não tive culpa, mas foi como se tivesse tido. Foi como se o meu exemplo não lhe servisse de lição.

Foi no verão de 2007 quando passei por mais uma provação da vida. Sentia-me bem, mas os meus amigos teimavam em dizer-me “estás demasiado magra” ou alcunhavam-me de “anorética”. Eu simplesmente sorria e pensava “vocês estão todos doidos”. As minhas visitas ao espelho tornaram-se constantes. O que será que eles viam que eu não conseguia ver?!


Demorei a entender que tinha um problema. Foi somente através de uma fotografia, tirada durante o verão, que me deparei com a dura realidade. Foi um choque. Como pude chegar àquele ponto? Mas a verdade é que cheguei. O meu princípio de anorexia adveio de (mais uma) depressão. Felizmente eu e a minha "mana" vencemos esta grande luta.

Portanto amigos, não ignorem as palavras daqueles que estão à vossa volta e pensem que, por vezes, o espelho pode ser o nosso pior inimigo.

Para mais testemunhos: http://www.villaramadas.com/testemunhos/anorexia-bulimia/aceite-por-todos/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário