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sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

AS CINCO GERAÇÕES DO MARKETING: GERAÇÃO SILENCIOSA




A «Geração Silenciosa» caracteriza as pessoas que nasceram entre os anos de 1925 e 1945 (atualmente com idades compreendidas entre os 69 e 89 anos). Esta geração viveu os anos loucos da década de 20, a pós-Primeira Guerra Mundial, a Grande Depressão (quebra da bolsa de 1929) e a Segunda Guerra Mundial. Outros momentos históricos vividos por esta geração são a Guerra Civil Espanhola (1936), os movimentos caracterizados pelo nacionalismo e por colocar no poder ditadores, como por exemplo, Adolf Hitler (nazismo), Benito Mussolini (fascismo), António Salazar (salazarismo) e Francisco Franco (franquismo).

Para esta geração, o trabalho era a grande preocupação das pessoas, pois estas entravam no mercado de trabalho muito cedo com o intuito de poderem ajudar a família a sustentar-se. Aquilo a que atualmente designamos de “horários de trabalho” não existia na época, pois as pessoas só saíam das empresas quando o trabalho estivesse totalmente concluído.

Durante anos, as mulheres só se ocupavam com as «lides domésticas», mas quando ocorreu a Segunda Guerra Mundial estas, assim como as crianças, tiveram de  começar a trabalhar em fábricas, porque os homens tiveram de ir para a guerra. Duas das características mais vísiveis neste período, é que muitas das mulheres, por trabalharem sempre em casa, não eram alfabetizadas e a estrutura militar era exemplo para as empresas, tanto na autoridade quanto na hierarquia.

Devido ao acontecimento da Grande Depressão, esta geração viu-se assombrada pela crise económica mundial que fez estremecer seriamente a economia a nível global. Após este período, foi prioritário restabelecer a ordem económica mundial.

 Apesar dos jovens da Geração Silenciosa viverem estes momentos históricos, não prestaram serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial dada à sua tenra idade. Ainda assim, testemunharam a luta dos seus familiares em tempos de guerra.

Dentro da caracterização  da «Geração Silenciosa» devemos ter em conta os seguintes fatores:

1.         Tradicionalismo e respeito aos valores pré-estabelecidos: esta geração não rompeu de forma alguma com os padrões deliberados anteriormente.

2.         Família como base da sociedade: esta geração é marcada por a mulher ficar em casa a tratar das tarefas domésticas e cuidar dos filhos, enquanto o homem vai trabalhar para sustentar a sua família.

3.         Respeito à religião: as pessoas que marcam a geração silenciosa iam à missa todos os domingos e cujos filhos tinham de fazer a catequese e a primeira comunhão. De certa forma, a religião tinha a sua função social e tinha que ser respeitada.

4.         Orgulho nacionalista: podemos caracterizar a geração silenciosa pelo seu nacionalismo e pela glorificação do passado nacional e dos grandes heróis que fizeram parte da história.

5.         Práticas, dedicação e gosto pelas hierarquias rígidas: presenciados os tempos de guerra, a geração silenciosa é considerada uma geração sobrevivente e como tal, aprendeu que é necessário ser prático e dedicar-se a um objetivo para conseguir atingí-lo. Assim, tal como os soldados que lutaram na guerra obedeciam a uma hierarquia militar para poderem ser eficazes no que faziam, esta geração aprendeu a não questionar, respeitar as autoridades, são disciplinados e colocam o trabalho em primeiro lugar.


Os principais valores da geração silenciosa são a família, o trabalho e a moral.

Ascensão das mulheres

Apesar de todo o tradicionalismo que imperou nesta época, a geração silenciosa presenciou as primeiras vitórias do movimento feminista, isto porque dos anos 10 aos anos 30 as mulheres conseguiram obter direitos trabalhistas e direito de voto em termos mundiais. Esta vitória histórica só foi possível porque como os homens estavam a lutar nas guerras e as fábricas tinham de continuar a funcionar, a alternativa foi a utilização da mão de obra feminina. Acabada a guerra e com os homens de regresso a casa, as mulheres tiveram de se impôr para não voltarem só às «lides domésticas». Como tal, a sociedade teve de aceitar o novo papel que a mulher começou a exercer em tempos de guerra.

A «geração silenciosa», na década de 30, assistiu ao surgimento de tecnologias, cuja eletricidade começava a chegar à casa das pessoas, onde a indústria do lazer se iniciava com a música popular, o rádio e o cinema começavam a fazer parte da vida das pessoas. Assim, estes novos medias fizeram com que novos pensamentos circulassem e os costumes passassem a ser repensados.

Como prova da ascensão das mulheres na sociedade, que até aqui eram submissas, passam a ter acesso ao estudo e a quebrar alguns paradigmas. Por exemplo, a moda sofre alterações, cujas roupas começam a marcar a silhueta feminina, começam também a surgir alguns “feitos” femininos pelas mãos da dramaturga Mae West, da escritora Doroty Parker e da recordista Amelia Eartheart.

A atriz sueca, Greta Garbo, que é considerada um ícone de beleza nesta época, surge no cinema com roupas mais ousadas. É através da atriz que se dá o início da ascensão da nova imagem da mulher. Estas usam cabelos curtos e tiaras e começam a mostrar a sua personalidade: têm vontade própria e os seus pensamentos devem ser ouvidos e respeitados.

2 comentários:

  1. Estes temas são excelentes para se trabalhar no início do ano letivo com os jovens do ensino fundamental ll

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