Translate

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Obesidade: uma realidade, duas histórias



De acordo com o relatório da Direção Geral de Saúde, mais de metade dos portugueses tem excesso de peso e 1 milhão são obesos. Cada português adulto ingere, em média, 3963 calorias, ou seja, quase o dobro do que é aconselhável.
Não sabia a forma como abordar este tema, mas mais do que fazer “copy paste” de algumas notícias, é relatar casos concretos que conhecemos. E é isso mesmo que vou fazer.
Antes de mais, este é um assunto que me suscita algumas dúvidas, uma vez que o meu metabolismo é diferente e, para quem me conhece, sabe que não sou grande apreciadora de comida…
A história de “Tomás”
Lembro-me de a ver grávida e posteriormente ele nascer. Acompanhei grande parte da sua infância e notava-o cada vez mais robusto para a sua idade. Era uma criança dona do seu nariz e muito mandão, mas ao mesmo tempo muito amorosa.
Até há bem pouco tempo, desconhecia a luta que os pais do “Tomás” enfrentavam com o seu peso. A medida mais drástica foi trancar o frigorífico com correntes e cadeados. “Tomás” assume que aquilo que mais adora fazer na vida é comer, comer e comer.
Atualmente “Tomás” tem 12 anos, continua a ser seguido por uma psicóloga e por um nutricionista. A batalha dos pais está longe de terminar, apesar de “Tomás” fazer um esforço para comer as calorias necessárias.
Também, numa forma de o distrair e o ajudar a perder peso, “Tomás” anda na natação.
A história de Ivan
“Eu sempre me debati com a balança, embora eu em miúdo fosse “normal”. O meu peso começou a aumentar por dois motivos: o primeiro porque comia em grandes quantidades, o segundo porque, tudo o que como tem um efeito brutal em mim, ou seja, o meu metabolismo é mais lento”.

Foi aos 11 anos que Ivan começou por fazer a primeira dieta, uma vez que tinha o colesterol muito elevado. Posteriormente optou por fazer exercício físico, apesar da sua autoestima nunca ter estado em causa devido ao peso.

Atualmente com 29 anos, Ivan, com a ajuda de um plano de nutrição, já emagreceu no total 23kg.


Questionado se o exercício físico, bem como uma alimentação equilibrada eram um desafio diário, Ivan diz que não, pois fá-lo por gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário